Sites Grátis no Comunidades.net
NOTÍCIAS
NOTÍCIAS

(Uol)A Região

Primeiro parque eólico quase pronto

Quinta-feira, Setembro 22, 2011


No final de novembro, o primeiro parque eólico da Bahia, instalado em Brotas de Macaúbas, na Chapada Diamantina, vai entrar em operação. A estrutura principal já está montada e resta apenas a conclusão da subestação, que vai levar a energia à rede nacional.
Cada um dos 57 cata-ventos gigantes que formam o parque tem 80 metros de altura. Eles vão aproveitar a força dos ventos e produzir eletricidade suficiente para abastecer uma cidade maior do que Vitória da Conquista.
No local onde está instalado o parque, no alto da Serra da Mangabeira, o vento tem velocidade média de 25 km/h. O engenheiro Eduardo Bottacin afirma que, para começar a produzir energia, o aerogerador precisa de vento de pelo menos 11 km/h.
“O potencial de geração aqui é de 90 megawatts. Esta é uma das melhores áreas do estado”. Com a entrada em operação do primeiro parque eólico, o estado se prepara para instalar outros 51. No país, a Bahia lidera o número de projetos neste setor.
A previsão é de que 18 novos empreendimentos entrem em operação até o final de 2012 e formem o principal polo eólico do Brasil. Além dos parques, o estado começa a receber fábricas de torres e aerogeradores.
A Gamesa, espanhola especializada na construção de turbinas geradoras, já inaugurou uma unidade em Camaçari, e a francesa Alston inaugura outra até o final deste ano.
12:01 AM 

 Jornal Nova fronteira

Acidente entre carreta e moto deixa dois mortos na BA156

Publicado: 08/08/2011 15:08

Lucas Mendes era bastante

conhecido na comunidade de Nova Santana

 

Da redação, com informações da Rádio Novo Amanhecer FM

 


Uma colisão traseira entre uma moto e uma carreta ocorrida na BA 156 resultou na morte de Lucas Mendes e de um jovem de prenome Adriano, ambos moradores de Nova Santana, município de Brotas de Macaubas/BA.

 O acidente aconteceu no sábado, na ladeira do Inocêncio, e segundo informações a moto era conduzida por Lucas Mendes, que levava Adriano como carona.

 Devido a poeira na estrada, o piloto da moto não percebeu a aproximação de uma carreta carregada de mármore e bateu nos fundos do veículo pesado.

 Lucas Mendes morreu no local. O carona foi resgatado com vida e levado para o Posto de Saúde de Brotas de Macaúbas em estado grave, sendo posteriormente encaminhado para o Hospital do Hospital do Oeste, em Barreiras. Devido a gravidade dos ferimentos o jovem não resistiu e acabou falecendo ainda no sábado.

 O Sepultamento ocorreu neste domingo no povoado de Nova Santana, Brotas de Macaúbas, onde a comunidade em choque se despediu dos jovens.

Bahia toda hora -Notícias

Brotas de Macaúbas lembra os 40 anos da morte de Lamarca e Zequinha

18/09/2011 - 21:43 |

 

 Foto: Alberto Coutinho / Secom - BA

Ex-militantes da luta contra a ditadura militar, estudantes e autoridades políticas, entre elas o secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, participaram neste fim de semana na cidade de Brotas de Macaúbas, a 599 quilômetros de Salvador, das atividades que marcaram os 40 anos da morte de Carlos Lamarca e José Campos Barreto, o Zequinha. A homenagem aos militantes do movimento de resistência ao regime militar constou de um ato político, visita ao local onde eles foram executados e o lançamento de um vídeo documentário.

Considerado mártir da luta contra a ditadura, o carioca Carlos Lamarca era capitão do Exército e, em 1969, desertou para se tornar comandante da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), um dos principais movimentos armados de resistência ao regime. Por conta disto, ele passou a ser considerado o inimigo número um dos militares.

Perseguido, fugiu da região sudeste do país. Ao lado do amigo e companheiro de militância José Campos Barreto, o baiano Zequinha, eles chegam à localidade de Pintada, na zona rural de Brotas de Macaúbas, terra natal do amigo. Descobertos pelos militares, eles foram caçados e mortos.

 

Quarenta anos depois, os moradores mais antigos da região ainda ficam receosos em falar sobre o que viram e os mais jovens sequer sabem o que aconteceu. É para resgatar a memória e buscar a verdade dos fatos que há 11 anos é realizado este encontro, organizado pelo Instituto Zequinha Barreto de Brotas de Macaúbas, em conjunto com a Diocese de Barra e as prefeituras de Brotas de Macaúbas e de Ipupiara, com o apoio do Governo da Bahia.

Para o secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, o município e a Bahia dão um exemplo ao Brasil ao buscar a verdade e a valorização dos que lutaram pela liberdade. “O que vivemos hoje é herança das lutas daquele tempo. Precisamos de mais atos como esse que trazem a memória de brasileiros de muito valor”.

Além de Albino Rubim, também participaram das comemorações o ex-ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Nilmário Miranda; o irmão de Zequinha, Olderico Barreto; Roque Aparecido, presidente do Instituto Zequinha Barreto, além do prefeito de Brotas de Macaúbas, Litercílio Junior.

 

Durante as comemorações também foi lançado o vídeo-documentário Do Buriti a Cristalino, sobre a trajetória de Carlos Lamarca e Zequinha Barreto. Produzido pelo historiador Reinaildo Pereira, ele trata a história das mortes de Lamarca e Zequinha como fato que marca o fim da luta armada no Brasil.

OBSERVAÇÃO:NA ÉPOCA DA MORTE DE LAMARCA E ZEQUINHA O POVOADO DE PINTADA PERTENCIA À BROTAS DE MACAUBAS.

A tarde(cidades)
Ladrões roubam dois bancos em Ipupiara

22/08/2011 às 19:44 | ATUALIZADA EM: 23/08/2011 ÀS 20:47 

Alean Rodrigues l Sucursal de Feira de Santana
As agências do Banco do Brasil e do Bradesco de Ipupiara (a 624 km de Salvador) foram assaltadas na manhã desta segunda-feira, 22, por cerca de oito homens armados, que invadiram a cidade deflagrando vários tiros.
A ação aconteceu por volta das 9h, horário em que as agências, que ficam na Praça Bandeira, já estavam abertas. Os clientes foram saqueados e um deles foi atingido de raspão na perna, mas seu nome não foi divulgado.
De acordo com um comerciante do município, que não quis se identificar, os assaltantes chegaram à cidade em uma caminhonete D-20 cabine dupla, de cor vinho, e deflagraram diversos tiros nas portas das agências, ordenando que todos deitassem no chão.
Ao entrar nos bancos, eles saquearam clientes e caixas e ainda demoraram alguns minutos tentando abrir um dos cofres das agências. Na fuga, os assaltantes levaram cinco pessoas como reféns, que foram liberadas no distrito de Lagoa da Boa Vista (a 8 km de Ipupiara). A polícia não confirma que os suspeitos conseguiram levar dinheiro.
Em Ipupiara, não há delegado titular e apenas quatro militares são responsáveis pelo policiamento da cidade, com cerca de 13 mil habitantes.
O delegado Ederaldo Fernando Superssi, titular de Brotas de Macaúbas (a 32 km de Ipupiara), comanda as diligências no intuito de localizar os assaltantes. A 29ª Companhia Independente da Polícia Militar em Seabra também enviou equipes para ajudar nas buscas.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA VIDEO DO ASSALTO

http://www.youtube.com/watch?v=HlDLEweBT0k

 

 

Classificados Novo Oeste

Cresce a produção de alho irrigado em Brotas de Macaúbas


03/08/2011 as 20:52 h
Morador do povoado Buriti do Alho - localizado no município de Brotas de Macaúbas, distante 600 km de Salvador -, o agricultor Sidnei Oliveira, 23 anos, optou por trocar as bananeiras existentes no quintal de sua casa pela implantação de uma cultura de alho orgânico, livre de vírus. Sua decisão se mostrou acertada.
Hoje, ele consegue obter uma produção anual de 1.500 réstias - tranças feitas com as hastes das cabeças de alhos -, colhidas em uma área inferior a um hectare. Como cada réstia pesa aproximadamente um quilo, o agricultor alcança um rendimento de R$ 7 mil.
A variedade de alho plantada por Oliveira é a Cateto Roxo e toda a sua produção é comercializada no próprio município. Toda a assistência técnica em sua plantação foi feita pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão ligado à Secretaria da Agricultura Irrigação e Reforma Agrária (Seagri).
As sementes foram fornecidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a EBDA e a Secretaria da Agricultura de Brotas de Macaúbas, através de um convênio firmado entre os órgãos.
Parceria de lucros - Com a parceria, o agricultor aprendeu sobre método de plantio com irrigação, espaçamento da cultura, levantamento de canteiros, e construção de telados para a proteção da hortaliça contra pragas. A EBDA orientou-o sobre a melhor época de plantio do alho, no início de abril, para que a colheita ocorra no final da primeira quinzena do mês de agosto, melhor momento para esta safra. “A grande expectativa é quanto ao aumento da produção, devido aos produtores seguirem todas as orientações técnicas. Até o momento, não ocorreu nenhum dano à cultura que frustrasse as nossas expectativas”, declarou o engenheiro agrônomo Luiz Cláudio Silva, da EBDA de Brotas de Macaúbas.
Sidnei Oliveira, que mora com os pais, afirma que é muito gratificante ver a plantação livre de pragas e conta sobre o apoio recebido da EBDA. “Eu não tinha o conhecimento do manejo com irrigação, nem sobre a proteção da cultura feita com telados. A EBDA, além de me passar esses conhecimentos, fez todo o projeto da minha plantação”, afirma o agricultor.
O povoado de Buriti do Alho tem outros agricultores familiares produtores da hortaliça. Juntos, eles produzem cerca de 7.500 réstias, em uma área aproximada de cinco hectares. A EBDA também assiste a agricultores familiares produtores de alho de outros municípios - Novo Horizonte, Piatã, Boninal e Mucugê - no Território da Chapada Diamantina.
Ascom EBDA