Criar um Site Grátis Fantástico
FESTAS
FESTAS

1.FESTA DO DIVINO
2.CARNAVAL


1.FESTA DO DIVINO

 

 

A TRADIÇÃO DA FESTA DO DIVINO EM BROTAS DE MACAÚBAS

GERALMENTE COMEMORADO DIAS 11 E 12 DE JUNHO 


     O tropel dos cavalos desperta a multidão e aumenta a algazarra. 
À frente, um cavaleiro se destaca vestido de vermelho com uma bandeira igualmente vermelha com uma pomba branca estampada. Atrás, um grande número de homens e mulheres montados a cavalo irrompe pela entrada da cidade ao som de sanfoneiros e sob o espocar de foguetes. A criançada corre de um lado para o outro, a multidão se agita e as palmas celebram um momento mágico – a entrada triunfal do imperador do Divino.
     Esse ritual acontece todos os anos, há mais de uma centena de anos, na cidade baiana de Brotas de Macaubas, incrustada feito um diamante valioso no coração da Chapada Diamantina (600 quilômetros de Salvador). A Festa do Divino acontece 40 dias depois da Páscoa quando a Igreja Católica celebra o Pentecostes (passagem bíblica que mostra a descida do Espírito Santo em forma de línguas de fogo, levando sabedoria aos apóstolos de Jesus Cristo).
     Na véspera de Pentecostes, dia de sábado, acontece a Cavalaria – uma tradição introduzida na região de Brotas de Macaúbas por imigrantes portugueses no final do século XVIII. É deles também a Procissão do Mastro (que lembra a trajetória de Jesus a caminho do Calvário) e a Fincada, além do Baile dos Cravos Vermelhos (tradição que começa a desaparecer), que integram o calendário de uma das mais populares festas religiosas do interior do Brasil.
     
Em Brotas de Macaúbas, onde o sertanejo é simples e sofrido, ainda persistem traços do sotaque português em alguns trechos da Ladainha do Divino que os fiéis – ou não – repetem de casa em casa na visita da Bandeira, e que os brotenses chamam de Esmolas. 
 

COMO CHEGAR
Chega-se a Brotas de Macaúbas, de Salvador, pegando a BR-116 depois de Feira de Santana até o Posto Paraguaçu, quando se toma a BR-242 (Bahia-Brasília). São 600 quilômetros com direito à paisagem inóspita da caatinga, mas passando por lugares deslumbrantes da Chapada Diamantina, como o Morro do Pai Inácio e a Serra da Mangabeira. Brotas fica 140 depois da cidade de Seabra – 30 quilômetros após da descida da Mangabeira e a perigosa serpente de curvas, se pega a rodovia estadual (42 quilômetros), a partir do Entroncamento (Posto Luisão).
A estrada para Brotas no momento (outubro de 2005) está muito descuidada, com buracos pão longo de toda a pista. Mas a paisagem gratifica, descortinando belíssimas serras, culminando com a verdadeira miragem da natureza que é o Vale da Colônia, com suas fazendas de muito verde. A cidade de Brotas de Macaúbas é cercada por morros, estando a 1.184 metros de altitude, o que lhe empresta um clima ameno. De dia o sol é tórrido, mas as noites de inverso são de muito frio mesmo.
Para quem vem de Brasília o caminho para Brotas é inverso, mas atravessa a mesma BR-242, no sentido contrário, passando por Barreiras, atravessando o Rio SÃo Francisco em Ibotirama, de onde segue-se até a entrada da Brotas.

 http://www.portaldodivino.com/nobrasil/brotas.htm

 ACESSE O VIDEO ABAIXO E VEJA A CHEGADA DA CAVALARIA DO DIVINO EM BROTAS DE MACAUBAS DE 2011

 

 

2.CARNAVAL

CARNAVAL

  APESAR DE SER UMA CIDADE TRANQUILA

BROTAS DE MACAUBAS PROMOVE UM 

CARNAVAL BASTANTE AGITADO TRAZENDO

MUITA GENTE DAS CIDADES CIRCUNVIZINHAS

FAZENDO COM QUE SEJA UM DOS MELH0RES

CARNAVAIS ENTRE AS CIDADES DA REGIÃO,

ACESSE O VIDEO ABAIXO E VEJA UM POUCO

DA EUFORIA QUE ACONTECE.